Visualizações:
Sim, a Globo está planejando um remake de Xica da Silva para 2025, que será produzido pela Globoplay. A trama será uma aposta da plataforma de streaming da emissora, que ainda está finalizando a compra dos direitos da novela, Antes pertencido a extinta Manchete.
A novela original foi exibida na extinta Rede Manchete entre 1996 e 1997, e foi um sucesso de audiência. Walcyr Carrasco foi o autor da trama, que foi a segunda dele na TV. Na época, Carrasco tinha contrato com o SBT e assinou o folhetim usando o pseudônimo de Adamo Rangel.
Taís Araújo foi a protagonista da versão original, dando início à sua carreira como atriz.

“À história de uma escrava emancipada, que se tornou a rainha do Tijuco dona de Diamantina, após se tornar esposa do senhor contratador de diamantes João Fernandes.”
Segundo algumas especulações, a segunda adaptação da clássica obra pode ser lançada pela emissora para o Globoplay, a plataforma de streaming da casa. A expectativa é que a produção seja o principal lançamento para 2026.
Opinião: Por Wander Loumonier
Muito além do que um belo folhetim, escrito pelas mãos brilhantes de Walcyr Carrasco essa história vem de um Brasil de 500 anos atrás, a luta pelos direitos e emancipação da luta dos escravos por igualdade.
A história de Chica da Silva é a de uma mulher negra escravizada que conquistou sua liberdade e se tornou uma das mulheres mais ricas do Brasil no século XVIII:
- Chica da Silva era filha de uma negra escravizada e de um português branco.
- Foi escrava do médico português Manuel Pires Sardinha, proprietário de lavras no Arraial do Tijuco.
- Conquistou sua liberdade e se casou com o comerciante de diamantes João Fernandes de Oliveira, na cidade de Diamantina, em Minas Gerais.
- Tornou-se uma das mulheres mais ricas do Brasil e integrou-se à elite colonial.
- Promovia festas em sua casa e ajudava a patrocinar as igrejas locais.
- Cuidou de seus filhos e procurou dar-lhes a melhor educação possível.
- Morreu em 1796 e foi enterrada na Igreja de São Francisco, reservada aos brancos.
A história de Chica da Silva inspirou uma novela da extinta TV Manchete, com Taís Araújo no papel-título.

O FameStage é um quadro exibido no programa Tá Na Rede da RedeTV, dedicado a promover novos talentos através de entrevistas e apresentações exclusivas. Com alcance internacional via streaming, conecta artistas ao grande público e à imprensa.
Conheça Nossa Equipe
Melissa Kadory
Ver matérias