Visualizações:
E a atriz brasileira Fernanda Torres foi indicada à categoria de Melhor Atriz, a segunda da história a conquistar o feito.
O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, também recebeu uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional e também concorre a Melhor Filme do ano, principal categoria da premiação.
Em 2025, a 97ª edição do Oscar será realizada no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA).
A performance de Fernanda Torres como Eunice Paiva no filme de Walter Salles rendeu à atriz uma longa jornada de palestras, entrevistas, e presença em diversos festivais. Coberta de elogios dos principais veículos de cultura e cinema do mundo desde a primeira exibição do filme em Veneza, que recebeu 10 minutos de aplausos, ela desponta como um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade.

No início de janeiro, tornou-se a primeira brasileira na história a receber o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama do Globo de Ouro. Vingou a mãe, Fernanda Montenegro, única outra atriz nacional indicada à mesma categoria em 1999, por “Central do Brasil”, que perdeu a estatueta para Cate Blanchett (“Elizabeth”).
Em entrevista exclusiva à EXAME em novembro de 2024, Fernanda se dizia cética quando à indicação ao maior prêmio de cinema do mundo.
“Acho que “Ainda Estou Aqui” têm grandes chances de ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, mas para Melhor Atriz, dificulta, porque esse ano temos a presença de performances extraordinárias. É quase impossível. Você trabalha. O que vier veio. Se não vier, não veio”, argumentou a atriz. “O que eu não quero é que pensem que, se não formos indicados ou vencedores, o filme fracassou. Quero mesmo é que o filme seja visto — e já está sendo por gente do mundo todo. Por isso gosto tanto dos festivais: eles são mais inclusivos”.
Contra as próprias expectativas, ela se tornou a segunda brasileira a conquistar o feito. Se ganhar, fará história como a primeira e única atriz do Brasil a receber um Oscar.
Opiniao: Wander Loumonier
Através de suas produções, o cinema brasileiro celebra a diversidade cultural, social e geográfica do Brasil, mostrando a riqueza de um país multifacetado e repleto de singularidades. Pode-se dizer que a identidade cultural é como uma peça de cestaria indígena, trançada por fibras naturais, cipó e bambu.
Nosso cinema, por fim, será visto por milhares de amantes da sétima arte, mundial.
Essa indicação representa uma avalanche de coisas boas que podem chegar para a arte brasileira, tanto que nosso país fica em evidência provando que não precisa provar nada a ninguém, até porque lutar pelos seus objetivos é uma tarefa que só você consigo mesmo e mais ninguém deve executar.

O FameStage é um quadro exibido no programa Tá Na Rede da RedeTV, dedicado a promover novos talentos através de entrevistas e apresentações exclusivas. Com alcance internacional via streaming, conecta artistas ao grande público e à imprensa.
Conheça Nossa Equipe
Melissa Kadory
Ver matérias